domingo, 3 de junho de 2012

Sugestões de filmes sobre a África



Invictus
Sinopse: Invictus nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela (MORGAN FREEMAN) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (MATT DAMON), para ajudar a unir a nação.
Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apóia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.
Direção: Clint Eastwood – 2010

Hotel Ruanda
Sinopse: Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina (Don Cheadle) era gerente do Hotel Milles Collines, em Kigali, capital de Ruanda, quando o conflito começou.
Munido apenas da sua coragem, ele protegeu quem chegava ao hotel, adultos e crianças, mas de 1.200 pessoas, assim como sua própria família. Com direção de Terry George (Mães em Luta), indicado a 3 Oscar, baseado em uma história real Hotel Ruanda conta a história de Paul para contar a história de Ruanda, como um alerta ao mundo
Direção: Terry George - 2005

A Intérprete
Sinopse: Intérprete das Nações Unidas, Silvia Broome ouve, por acaso, uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para acontecer na Assembléia Geral das Nações Unidas. A conversa é ouvida num raro dialeto que poucas pessoas além de Silvia, nascida na África, podem entender. A frase "O professor nunca sairá da sala dele vivo" tem o poder, de um instante para o outro, de virar a vida de Silvia de cabeça para baixo.
Sob a proteção do agente federal Tobin Keller, o mundo de Silvia transforma-se num verdadeiro pesadelo. À medida que mergulha no passado de sua testemunha e em seu mundo secreto de conexões internacionais, Keller só encontra razões para desconfiar dela, e passa a suspeitar que a intérprete esteja envolvida na conspiração. Silvia é uma vítima? Uma suspeita? Ou será algo muito diferente disso? E Tobin poderá protegê-la com toda essa desconfiança?
Apesar de precisarem um do outro para deter uma terrível crise internacional, Silvia e Tobin são pessoas totalmente diferentes. A força dela está nas palavras, na diplomacia e nas sutilezas do significado, enquanto Tobin é pura ação e instinto.
Direção: Sydney Pollack - 2005

Uma jornada de esperança
Uma maldição paira sobre um pequeno vilarejo na África do Sul. Uma estranha doença está dizimando a população, principalmente os parentes de Musa, de apenas 9 anos, que já perdeu o pai e a mãe desta forma. As crianças da região insistem com o garoto de que a família dele é que está amaldiçoada e destruindo o vilarejo.
Cansado das acusações, Musa abandona sua avó e parte rumo a Joanesburgo, com a ajuda de Nobe, um caminhoneiro que o encontra na estrada. Chegando na cidade grande, o menino percebe que, como ele, há muitos órfãos à procura de emprego. Ele, então, parte em busca de seu tio, que mora lá, para questioná-lo sobre a misteriosa doença. O que o menino aprende fora de casa o permite voltar a sua vila para dar ao povo grandes lições sobre a vida.
Uma Jornada de Esperança é um filme da África do Sul, de 2003, que trata de temas fortes na região, como a AIDS e os problemas sociais. O longa é o primeiro dirigido pelo cineasta sul-africano David Hickson. O diretor tinha uma carreira consolidada como arquiteto em Londres, até que abandonou tudo para fazer parte do desenvolvimento cinematográfico de seu país de origem.
Direção: David Hickson - 2003

Amistad
O filme inaugural de Steven Spielberg para a DreamWorks Pictures, ´Amistad´, conta com um elenco de primeira linha liderado por Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou,e Matthew McConaughey. Tendo sido aclamado por seu alto nível de realização e vigor, Amistad recebeu quatro indicações ao Oscar da Academy Award; Melhor Ator Coadjuvante (Hopkins), Melhor Música, Melhor Indumentária e Melhor Cinematografia.
Baseado em um evento real, este filme relata a incrível história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de origem. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravos são levados para os Estados unidos , onde são acusados de assassinato e são jogados em uma prisão à espera do seu destino. Uma empolgante batalha se inicia, o que capta o interesse de toda a nação e confronta os alicerces do sistema judiciário norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se simplesmente de uma luta pelos direitos básicos de toda a humanidade... liberdade.
Direção: Steven Spielber - 1987

Diamante de Sangue
Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounson) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo.
Direção: Edward Zwick
- 2006 

O último Rei da Escócia
Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um elegante médico escocês, que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda em busca de aventura, romance e alegria, por poder ajudar um país que precisa muito de suas habilidades médicas. Logo após sua chegada Nicholas é levado ao local de um acidente bizarro, onde o líder recém-empossado do país Idi Amin (Forest Whitaker), atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas consegue dominar a situação, o que impressiona Amin. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin se afeiçoa a Nicholas e lhe oferece a oportunidade de ser seu médico particular. Ele aceita a oferta, o que faz com que passe a frequentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África.
Direção: Kevin Macdonald
- 2006 

Mandela - Luta Pela Liberdade
James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.
Direção: Bille August
- 2007 

Um Grito de Liberdade
A história de uma amizade memorável entre dois homens inesquecíveis. A tensão e o terror da atualidade da África do Sul é poderosamente retratada neste emocionante filme realizado por Richard Attenborough, que nos conta a história de um ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e de um editor liberal de um jornal branco que arrisca a sua própria vida para divulgar ao Mundo a mensagem de Biko. Depois de ter conhecimento dos verdadeiros horrores do Apartheid, através das descrições de Biko, o editor Donald Woods (Kevin Kline) descobre que o seu amigo foi silenciado pela polícia. Determinado a fazer ouvir a mensagem de Biko, Woods embarca numa perigosa aventura para escapar da África do Sul e divulgar ao mundo a impressionante história de coragem de Biko. A fascinante história mostra as facetas da humanidade nas suas vertentes mais terríveis e mais heróicas.
Direção: Richard Attenborough
- 1987

4 comentários:

  1. Uma maneira muito interessante de apresentar um tema de grande relevância aos alunos é usando filmes que tratem da questão. Com um bom roteiro em mãos, é possível abordar os temas que você quiser, fazendo com que os alunos absorvam o que foi pretendido com qualidade.
    Já tive experiências muito agradáveis. Um exemplo foi com o filme Hotel Ruanda. Outro filme aparentemente infantil, que foi muito apropriado o seu uso foi A Revolução dos Bichos, quando tratamos da questão do Socialismo na antiga URSS. Creio que os colegas tenham outras opções de filmes sobre o continente africano, se sim, sugiram aqui para nós.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessaol,
    A lista de vídeos está muito boa! Acrescentaria a ela "A batalha de Argel" sobre o processo de independência da Argélia. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As indicações estão ótimas. Filmes e documentários é sempre uma forma interessante para atrair os alunos e sensibiliza-los e no final fazê-los opinarem sobre o conteúdo tratado. Gostaria de acrescentar mais dois filmes: Raízes (a saga de Kunta Kinte), baseado no livro Negras Raízes, de Alex Haley. E também a Autobiografia de Malcom X, biografia do famoso líder afro americano que teve o pai , um pastor, assassinado pela Klu Klux klan e sua mãe internada por insanidade.Ana Beatriz.

      Excluir