quinta-feira, 7 de junho de 2012

Geografia Cultural: Música e identidade africana - Fela Kuti

Eternamente em crise, ou uma disciplina em constante busca de identidade, ou como escapar do rótulo de simples disciplina escolar, ou não somos um mapa pendurado na lousa, ou isso serve para fazer a guerra, ou etc., diversas são as áreas que merecem, ou podem, servir de investigação geográfica.
Entre as numerosas possibilidades de estudar o papel da ação humana na superfície terrestre está a música. A Geografia Cultural incorpora a dimensão não material da ação humana ao leque dos estudos geográficos.
A Geografia Cultural não conta com o prestígio, ou a difusão ou o destaque, que outros campos usufruem no Brasil. Roberto Lobato Corrêa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é entre nós o principal divulgador da Geografia Cultural. Ele e Zeny Rosendahl, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura, da UERJ, são responsáveis pela organização de uma coleção que conta com mais de vinte volumes publicados que enriquecem o debate e a difusão da Geografia Cultural no Brasil.
Num dos volumes da coleção, um dos capítulos é o artigo[i] da geógrafa Lily Kong, da Universidade de Singapura, que é considerado uma referência básica sobre as referências entre música popular e espaço mapeando o caminho de diversas abordagens das pesquisas realizadas sobre o tema: a distribuição espacial das formas musicais, a análise da difusão dos ritmos e estilos musicais, relações entre música e a identidades dos lugares.
Um dos caminhos propostos para a análise geográfica da música popular por Lily Kong é: Música e construção de identidades.
A identidade africana é tema de Congressos, livros, discussões. Emílio Jovando Zeca, jovem estudante moçambicano, apresentou no Instituto Superior de Relações Internacionais de Maputo, texto [ii] abrangente desse tema.
Ao falar em identidade africana a importância da música, e o estudo do seu papel simbólico e não material nos estudos geográficos, assume um papel preponderante. Entre os fundamentais nomes da música africana, e da construção da identidade africana emerge Fela Kuti.
Fela Kuti é um dos principais músicos do continente africano. Pioneiro do afrobeat, ativista dos direitos humanos, teve a mãe, também ativista, assassinada em represália á repercussão da música Zombie, uma descrição dos métodos de ação das forças armadas nigerianas.
A música de Fela, que incorpora aos tambores africanos, e a sensualidade inerente da raça, elementos  do jazz e do rock, é uma celebração à  vida, induzindo ao êxtase  e a reflexão,com energia, festa, suor e força, numa mistura só possível  na esfera da cultura negra.


[i] Música Popular nas análises geográficas. In: Cinema , Música e Espaço. Ed. UERJ, 2009.
[ii] A construção da identidade africana e os líderes mais representativos desse processo. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/48888748/CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-AFRICANA-E-OS-LIDERES-MAIS-REPRESENTATIVOS-DESTE-PROCESSO-Final. Capturado em: 7/6/2012, 11h15


Um comentário:

  1. Gostei!
    A música liberta, ecoa além das fronteiras da razão, toca os corações e quando se dá conta, o movimento da vida se manifesta!!!

    Abraço, Filomena

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