segunda-feira, 11 de junho de 2012

Plus - Sugestão de vídeos sobre a África.


Título:    Kirongozi: um brasileiro na África

Direção: MAGALHÃES, Mônica Queiroz Ferreira de

País e data: Brasil , 2007

Resumo:

Documentário em vídeo sobre a vida de Jorge Alves de Lima. Nascido em uma família da elite paulistana, cresceu estudando em escolas tradicionais e freqüentando os clubes e casas da alta sociedade. No fim dos anos 40, aos 21 anos, ele partiu para a África, inicialmente para uma temporada de caça de alguns meses, e lá permaneceu por duas décadas.Tornou-se caçador profissional, sustentando-se com a venda do marfim dos elefantes que caçava. Após protagonizar o
documentário Kirongozi, Mestre Caçador, tornou-se conhecido e fundou uma série de companhias de safári, passando a acompanhar ricos clientes em suas caçadas. Sua vida aventureira acabou abruptamente, com um ataque a um de seus acampamentos em Angola pelo grupo guerrilheiro pró-independência UNITA. De volta ao Brasil, tornou-se fazendeiro, e na velhice tenta reproduzir em parte sua vida africana, criando leões e tigres em uma propriedade no interior de São Paulo. Resumo extraído do TCC.
Assunto: Caçadores; África; Século 20 - 
Década de 40; Século 20 - Década de 50; Animais

Título: Der Leone have sept cabeças

Título nacional: O leão de sete cabeças

Direção: ROCHA, Glauber, 1938-1981

País e data: Itália; França , 1970

Resumo:

Alegoria sobre a apocalíptica derrota do imperialismo pelo povo armado do Terceiro Mundo. O colonialismo é representado por um agente da C.I.A., um comerciante português e uma espécie de 
deusa loira (resumo traduzido do livro Le cinéma brésilien).  Uma revolução é sufocada de maneira sangrenta e os vermelhos decidem,com seus amigos, levar ao poder um representante da burguesia africana.
Para isso elegem presidente o Senhor Xobu. Mas um rebelde africano e um guerrilheiro latino-americano organizam uma nova revolução. 
Os brancos, provavelmente vencidos, são levados ao patíbulo, enquanto da selva saem simbólicas fileiras de negros que cantam"Oh África, Oh África" (Resumo extraído do site Tempo Glauber).

Assunto: África; Guerrilheiros


Título nacional: Jaguar

Direção: ROUCH, Jean, 1917-2004

País e data: França, 1967

Resumo:

Para registrar o fenômeno da migração de jovens do Níger para a Costa do Ouro (atual Gana), Jean Rouch acompanhou três desses migrantes por um ano, filmando sua jornada, sem som. 
Posteriormente, mostrou aos personagens o material filmado, pediu-lhes que comentassem o que estavam vendo e incorporou esses comentários à trilha sonora do filme. Durante a viagem,  os personagens vão encontrando pessoas e costumes diferentes dos seus, passam aldeias e cidades, encontram o mar e enfrentam as alfândegas. São documentados detalhes do cotidiano dos povos da região, rituais religiosos, formas de trabalho, danças e festas.
Assunto: Migração; Gana; Cultura - África; Costumes – África

Título nacional: A fuga de Tarzan

Direção: THORPE, Richard, 1896-1991

País e data: Estados Unidos, 1936

Resumo (spoilers):
Tarzan corre o risco de ser capturado por caçador inglês que quer exibi-lo na Europa como uma atração selvagem da África.
Assunto: África; Florestas


Título nacional: Eu, um negro

Direção: ROUCH, Jean, 1917-2004

País e data: França, 1959

Resumo (spoilers):

Os personagens da história são representações extraídas diretamente da realidade em que vivem os jovens que os interpretam;ou seja, estes representam a si mesmos, rompendo, desse modo,com a barreira que se estabelece entre ficção e realidade. Esses jovens são migrantes nigerianos que partem de suas pequenas comunidades, abandonando família e escola, para tentar prosperar na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim, e, assim, adaptar-se e integrar-se aos valores da cultura ocidental. Dentro desse contexto se situa o cotidiano de dois rapazes: Edward G. Robinson e Eddie Constantine.
Ambos trabalham em subempregos na cidade, Robinson é carregador no porto e Constantine, vendedor de tapetes. Um contraponto à rotina de trabalho exaustiva e tediosa de Robinson é, segundo o próprio, a chegada do fim-de-semana, sobretudo sábado, único dia no qual se considera verdadeiramente feliz, quando se reúne com os amigos para ir à praia e sair à noite. No domingo, por sua vez, se junta a Constantine para ir a Goumbé, uma espécie de sociedade particular à qual pertencem,e onde se realizam danças, concursos e música. Na segunda-feira, tudo recomeça, com uma diferença: Eddie Constantine é preso e terá que passar três meses na prisão.

Assunto: Vida cotidiana; Jovens; Costa do Marfim (África); Século 20 -
 Década de 50.





4 comentários:

  1. Pessoal, alguém sabe editar os textos que são postados? Enviei algumas sugestões de vídeos, porém os caracteres estão meio que fora da margem. Alguém sabe/consegue editar? Valew. Well

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será que salvando no word e depois colando como mensagem resolve?

      Excluir
  2. Olá,
    editei o post pelo word...talvez a fonte tenha ficado um pouco grande mas acho que melhorou, não?

    ResponderExcluir